trabalho
A artrografia é o estudo contrastado das articulações sinoviais e estruturas de tecidos moles relacionadas.
As articulações que podem ser examinadas por este procedimento incluem as do quadril, joelho, tornozelo, ombro, cotovelo, punho e temporomandibular.
Deve ser observado que, embora alguns médicos recomendem a artrografia como método de escolha para exame da articulação do joelho ou do ombro, outros preferem a ressonância magnética (RM) para avaliar estas articulações.
Ao considerar a artrografia como um todo, a técnica de exame é semelhante para todas as articulações, e as variações são basicamente devidas a diferenças anatômicas.
As articulações do ombro e do joelho são as mais comuns dos exames de articulações solicitados, portanto vamos descrever somente a artrografia do joelho como exemplo
ARTROGRAFIA DE JOELHO A artrografia do joelho é realizada para demonstrar e avaliar patologias das articulações do joelho e estruturas de tecidos moles associados. As estruturas de maior interesse incluem a cápsula articular, meniscos, os ligamentos laterais e cruzados basicamente. Estas estruturas são visualizadas após introdução de um meio de contraste na cápsula articular com serio grafia fluoroscópica e ou imagens radiológicas de rotina, utilizadas para registrar uma imagem permanente.
Indicações
Esse exame é indicado quando a suspeita de rupturas da cápsula articular, dos meniscos ou dos ligamentos. O joelho é uma articulação submetida a considerável estresse, principalmente durante as atividades esportivas. Portanto, grande parte da patologia observada nele é causada por traumatismo. Há também patologias atraumáticas, um exemplo é o cisto de Baker, que se comunica com a cápsula articular na área poplítea.
Contra indicações
Em geral, a artrografia de qualquer articulação é contraindicada quando se sabe que o paciente é alérgico ao meio de contraste iodado ou