TRABALHO
ITAPORANGA D’AJUDA-SE
SETEMBRO/2013
1. Introdução
Ergonomia: por definição dos radicais temos “ergon”, que significa trabalho, e “nomos” que significa leis, normas e regras (as normas para o trabalho).
Do ponto de vista técnico, entende-se por ERGONOMIA o conjunto de parâmetros que devas ser estudados e implantados de forma a permitir a adaptação das condições de trabalho às características físicas, psíquicas e cognitivas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, sem que o trabalho ou o ambiente venham a ser fontes de doenças.
Gera subsídios para a formulação de normas relacionadas com:
1)
2)
3)
4)
5)
Levantamento, transportes e descarga individual de matérias;
Mobília do posto de trabalho
Equipamentos de posto de trabalho
Condições ambientais
Organização do trabalho
Estuda vários aspectos, dentre eles:
Interfaciais, posturais, informacionais, organizacionais.
psicológico,
arquiteturais,
físico\químico,
Objetivo
Apresentar as mudanças ergonômicas realizadas pela Indústrias
Alimentícias Maratá Ltda.
Propor soluções para eliminação ou redução dos riscos encontrados.
Análise Global da Empresa:
- A empresa Indústrias Alimentícias Maratá Ltda. tem como atividade principal a torrefação e moagem de café, além de produção de alimentos, tendo como código Nacional de atividade Econômica – CNAE nº. 1081-3/02, com grau de risco nº.
03 (três), de acordo com a Norma Regulamentadora NR- 04, aprovada pela portaria nº3214\78 do MTE. Mantém atualmente um SESMT composto por 01 Engª de
Segurança do Trabalho, 01 Médica do Trabalho e 03 Técnicos de Segurança do
Trabalho e 01 Técnica em Enfermagem colaborando entre si para o desenvolvimento de trabalho em equipe e na prevenção de doenças ocupacionais.
- Atualmente, a empresa desenvolve produtos nos mais altos controles de qualidade com preços acessíveis e mercado consumidor interno e externo.
A