Trabalho
Em estatística, um Teste de Hipóteses é um método para verificar se os dados são compatíveis com alguma hipótese, podendo muitas vezes sugerir a não-validade de uma hipótese. O teste de hipóteses é um procedimento estatístico baseado na análise de uma amostra, através da teoria de probabilidades, usado para avaliar determinados parâmetros que são desconhecidos numa população. Analisar uma amostra para distinguir entre resultados que podem ocorrer facilmente e os que dificilmente ocorrem, a diferença entre o valor alegado de um parâmetro populacional e o valor de uma estatística amostral pode ser razoavelmente atribuído à variabilidade amostral ou a discrepância é demasiado grande para ser encarada assim.
Introdução
Um Teste de Hipóteses pode ser paramétrico ou não-paramétrico, estes paramétricos são baseados em parâmetros da amostra, por exemplo média e desvio padrão, o uso tanto dos testes paramétricos como dos não-paramétricos está condicionado à dimensão da amostra e à respectiva distribuição da variável em estudo, os testes de hipóteses são sempre constituídos por duas hipóteses, a hipótese nula H0 e a hipótese alternativa H1.
· Hipótese nula (Ho) : é a hipótese que traduz a ausência do efeito que se quer verificar.
· Hipótese alternativas (H1) : é a hipótese que o investigador quer verificar.
· Nível de significância: a probabilidade de rejeitar a hipotese nula quando ela é efetivamente verdadeira (ERRO
Finalidade: avaliar afirmações sobre os valores de parâmetros, o valor-p é uma estatística muito utilizada para sintetizar o resultado de um teste de hipóteses, formalmente, o valor-p é definido como a probabilidade de se obter uma estatística de teste igual ou mais extrema quanto aquela observada em uma amostra, assumindo verdadeira a hipótese nula.
Metodologia
Hipóteses e testes para a média: