Medicina Forense
Aula 01
14.08.2013
Traumatologia
Trauma : estudo das lesões (no corpo). No entanto, na traumatologia não estuda-se apenas as lesões corporais, mas também as lesões meta-traumaticas - doenças produzidas por um trauma.
Agentes Mecânicos
Ozs agentes mecânicos correspondem a 90,5% dos casos de traumatologia.
Estes, envolvem as chamadas armas branca e de fogo.
Definição: Agentes mecânicos são aqueles que, quando retirados de repouso, fere. Ou quando retirados de seu estado de movimentação (ex.: bala de revólver).
a) Agentes mecânicos externos: todos os instrumentos capazes de ferir, assim, variam ao infinito.
Simples: aquele que a cada golpe produz uma única lesão Instrumentos Cortantes Instrumentos Perfurantes Instrumentos Contundentes (aqueles que contundem/ batem: são os instrumentos que mais causa lesão)
Compostos/ Mistos: aqueles que produzem duas lesões, ou mais, a cada golpe. Instrumentos cortocontundentes: corta e contunde (ex.: machado, que por ser mais pesado que uma faca requer mais força e acaba cortando e contundindo). Instrumentos perforucortantes: corta e perfura (ex.: faca quando perfurada) Instrumentos perfurocontundentes: projéteis - a cada tiro produz um orifício de entrada e outras lesões (força expansiva dos gases que provocam diversas lesões). Desta forma, esses instrumentos serão estudados separadamente.
b) Agente mecânico interno: o esforço
1) Instrumentos Cortantes Características Instrumentos de pequeno porte. Muito afiados Diante dos exemplos percebemos que existe a categoria dos instrumentos, mas quem insere nas categorias os instrumentos é o uso do próprio instrumento.
Forma de ação Pressão e deslizamento: colocar o gume em contanto com o que se quer cortar; ou Apenas por pressão: apenas a pressão da lâmina (ex.: linha com cerol)
Tipo de feridas Quando o gume está perpendicular ao alvo produz-se uma ferida incisa.