Trabalho
Eles chegaram à conclusão que o que os motivou para a Guerra foi um caráter idealista e quase romântico, mas com o tempo perceberam que a guerra não passa de um jogo de interesses de poucos e que para eles só serviu para os tornarem embrutecidos, insensíveis, a guerra não tem nenhum sentido para a vida.
“Mas nós fomos apanhados por ela e não sabemos o fim de tudo isto. Apenas sabemos, por hora, que nos embrutecemos, de uma maneira estranha e dolorosa, mesmo que muitas vezes nem sequer fiquemos tristes.”
“No princípio, isto também era diferente. Quando fomos ao comando regional, não passávamos de uma turma de vinte jovens, alguns dos quais tinham se deixado orgulhosamente barbear ela primeira vez antes de pisar o pátio do quartel. Não dispúnhamos de planos definidos para o futuro, e apenas uma minoria possuía ideias precisas sobre uma carreira ou uma profissão para orientar sua existência; em compensação, estávamos cheios de ideias vagas, que emprestavam à vida, e também à guerra, um caráter idealista e quase romântico”.
5) Identifique as personagens abaixo e comente sua importância para os acontecimentos:
a) Kantorek: “Kantorek foi o professor na escola, um homem pequeno, severo, de paletó cinza de abas, com um rosto afilado de camundongo”. Sua importância era que ele estimulava as mentes dos garotos com a ideia de nação, unidade, força e principalmente, de cidadania. Ele incentivava muito os alunos a serem voluntários na guerra.
b) Himmelstoss: himmelstoss era o cabo (comandante) “conhecido como o pior carrasco do quartel e orgulhava-se disto. Ele havia sido removido do seu campo de treinamento por causa das suas técnicas bárbaras e foi obrigado a ir para o front. Um sujeito pequeno, baixote, que já servia havia doze anos, com um bigode de raposa voltado para cima; na vida civil, era