Trabalho
1) Diferencie o passado tomado como padrão do passado tido como referência.
De acordo com o texto, o passado padrão é rígido, pois fixa normas para o presente. Para isso necessita de precisão dos fatos ocorridos, não admitindo suposições ou generalizações. Assim ocorre porque tal passado tenta eliminar as incertezas do presente e é considerado princípio para o mesmo. Já o passado tido como referência é um modelo flexível para o presente, uma vez que se baseia em acontecimentos ocorridos e estudados, mantendo, nesse, o que foi proveitoso no passado e banindo o que trouxe malefícios. As sociedades que têm o passado como referência, geralmente, admitem a presença de incertezas quanto a certos fatos históricos, e quando não se sabe ao certo o que ocorreu são aceitas suposições embasadas e justificadas.
2) O que significa passado socialmente formalizado? Dê exemplos. O passado socialmente formalizado é uma maneira de normatizar as ações do presente, baseadas nos acontecimentos daquele tempo. É um passado rígido e há uma rígida repetição do mesmo, o que leva a uma padronização. Podem até haver mudanças na forma como as tradições são feitas, mas o conteúdo delas permanece o mesmo. Um exemplo disso pode ser o envio de cartas que, atualmente, está sendo substituído pelo envio de emails. O ato de escrever está presente em ambos, porém a maneira de transmissão do que é escrito mudou. Outro exemplo disso é o uso de meios de transporte, presente nas sociedades de diferentes épocas, antigamente para esse fim eram usados cavalos, nos dias atuais são usados carros. A necessidade o transporte permaneceu, houve mudança apenas no modo de locomoção.
3) Como uma inovação pode ser reformulada como não-inovação. Segundo Hobsbawn o que uma sociedade admite como passado consiste em uma seleção da infinidade do que é ou pode ser lembrado. Logo, sempre terá intervalos excluídos da história oficial das diversas sociedades, e as inovações podem ser partes desses