Alteração dimensional da malha
CAMPUS REGIONAL DE GOIOERÊ
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TÊXTIL
DISCIPLINA: CONTROLE DE QUALIDADE II
Alteração Dimensional da Malha
Goioerê
Maiol/ 2011
Introdução
Na produção de um artigo têxtil, as fibras são convertidas em fios e estes em tecido de malha que segue para o processo de beneficiamento (alvejamento e tingimento) e acabamento. Nestes processos várias modificações acabam ocorrendo nas fibras em conseqüência da atuação de forças resultantes dos processos de paralelização, torção e estiramentos, mas também, devido a forças resultantes dos processos físico-químicos que ocorrem no contato das fibras com a água e reagentes químicos (inchamento, cristalização, hidrólise, oxidação, etc.) e a secagem dos produtos têxteis nas diversas etapas do processo produtivo. Com estas resultantes de força o artigo têxtil pode ter uma alteração dimensional (encolhimento, distensão ou torção) fazendo com que o produto final não tenha os padrões de qualidade das dimensões requeridas e seja rejeitado.(1)
Estabilidade Dimensional
Entende-se por estabilidade dimensional, as dimensões de um determinado artigo que, uma vez atingidas, não serão mais modificadas seja com o próprio uso, seja pelas operações de lavagem que o artigo deverá sofrer. Os consumidores consideram alteração dimensional em um tecido uma característica de desempenho crítica.(2) Encolhimento excessivo ou alongamento de um artigo de vestuário podem tornar o artigo visualmente desagradável ou até mesmo inutilizável.(2)
Alteração Dimensional:
Na produção dos tecidos e nos seus diferentes processos de beneficiamento, surgem alterações dimensionais devido a ações mecânicas, térmicas e químicas que, na maioria dos casos, se manifestam posteriormente, por um encurtamento na direção longitudinal. Este fenômeno é geralmente, referido como encolhimento. O valor do encolhimento de um tecido depende principalmente