Trabalho
Olá! Juntamos muita informação sobre gestão empresarial nesses últimos anos e resolvemos compartilhar com vocês! Analisando o mercado, constatamos que as micro e pequenas empresas assim como a empresa individual geralmente não possuem um boa gestão financeira, devido uma serie de fatores, a maioria delas utilizam ações diárias e não planejadas sem um planeamento estratégico, sem de fato um preparo para a batalha comercial. Colocamos aqui cinco dicas que vão ajudar a modificar esse quadro dentro da sua empresa.
Planejamento
A primeira coisa que deve ser feita é definir quais os objectivos estratégicos, como irão adentrar o mercado e quais as ferramentas disponíveis para operar. É importante que metas sejam estipuladas a curto, médio e longo prazos.
Assim, você consegue visualizar onde voce está e onde pretende chegar. Financeiramente falando, é de fundamental importância que o gestor tenha em mente metas possíveis de ser alcançadas. Não esqueça que, por fazer parte de um planeamento estratégico, o mesmo deve ser internalizado por todos os colaboradores da empresa.
Tática
É neste momento em que o orçamento é definido para o próximo ano, levando sempre em consideração o planejamento que foi feito, sem negligenciar as receitas e despesas da empresa. Ao fazer essa análise, o gestor pode avaliar se o desempenho previsto está alinhado com as metas gerais e com as expectativas dos investidores. Assim, é possível avaliar as diversas alternativas de investimento e de crescimento, além de analisar ações de melhoria de rentabilidade e de geração de caixa. Avaliar as melhores e mais econômicas formas de financiamento.
Apresentação do orçamento para períodos definidos
É fundamental que para os dois itens acima dêem certo, que o empresário converse com os seus sócios e apresentem um orçamento para um exercício periódico (varias cabeças pensam melhor que uma). Não esqueça de estipular pro-labore para os sócios atuantes na