Dieter rams
Nasceu em Wiesbaden, Alemanha, no dia 20 de Maio de 1932. Desde criança que se familiarizou com materiais e processos de fabricação na carpintaria do seu avô, que frequentava durante grande parte do seu tempo.
Em 1947 começou os estudos na escola de artes de Wisebaden, no curso de arquitectura e decoração de interiores. Entre 1948 e 1951 interrompeu os seus estudos para completar a sua aprendizagem como carpinteiro, depois disso retomou os estudos e formou-se em 1953.
Em 1951, Rams trabalhou no atelier do arquitecto Otto Apel em Frankfurt. Trabalhando para esse atelier, entrou em contacto com a empresa de engenharia norte americana Skidmore Owings & Merrill, que estava a trabalhar em edifícios do consulado Norte Americano na Alemanha. Um dos arquitectos da Skidmore Owings & Merrill, Ludwig Mies van der Rohe, foi uma das principais influências da linguagem purista de Dieter Rams.
Começou a trabalhar para a Braun em 1955. Fundada em Frankfurt em 1921 pelo engenheiro Max Braun, a empresa tinha uma boa reputação para engenharia e para o desenvolvimento de novos produtos. Vivia-se uma época de rápidas mudanças tecnológicas, quando os fabricantes aproveitaram os avanços da engenharia realizados na indústria de defesa durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver novos produtos electrónicos para os consumidores.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. E assim foi. O primeiro wirelesses, gramofones e aparelhos de televisão tinham sido escondidos dentro de armários de madeira para se parecerem com o mobiliário tradicional, mas a nova geração de consumidores do pós-guerra já tinham perdido os tabus herdaos dos seus pais sobre a tecnologia, e viam-na como um símbolo do progresso emocionante. Os irmãos Braun chegaram à conclusão de que era necessário tornar o estilo dos seus produtos mais sofisticado. Em 1954, pediram aos tutores da Escola de Design de Ulm para os aconselharem na concepção de um produto e recrutaram uma equipa de projecto,