trabalho
THE ROLE OF PROFESSIONAL ARCHITECTURE IN THE CONTEXT OF CIVIL CONSTRUCTION
FOZ DO IGUAÇU - 2013
INTRODUÇÃO
Muitas vezes não nos preocupamos em contratar um arquiteto, pois é muito comum pensar que o arquiteto faz apenas a parte estética interna e externa do imóvel, e não é bem assim.
Na verdade, esse profissional é responsável por toda a formação das ideias iniciais: desde a planta-baixa e fachada (o projeto arquitetônico em si), definição dos espaços externos (projeto de paisagismo) até, finalmente os internos (projeto de arquitetura de interiores).
O arquiteto tem que acompanhar a obra, e após os projetos iniciais ele tem que juntamente com os outros profissionais (engenheiro civil, elétrico, hidráulico e mestre de obra) verificar se será possível a realização do projeto.
O PAPEL DO PROFICIONAL DE ARQUITETURA NO CONTEXTO DA CONSTRUÇAO CIVIL
É comum pensar que a função do arquiteto é apenas à parte estética. Isto é um erro, pois o arquiteto é o grande idealizador e facilita para que as coisas andem melhor desde as primeiras ideias até a entrega das chaves. É necessário enfatizar que a maior atribuição do profissional de arquitetura não consiste apenas na elaboração do projeto.
Contratamos o arquiteto, pois ele é responsável por fazer a ponte entre cliente e os funcionários da obra, ele é responsável por verificar o que o cliente quer e gosta passar para o papel idealizando o projeto desejado e passar assim para as demais pessoas responsáveis pela obra.
A habilitação profissional do arquiteto é expressa pela Lei Federal 5194/1966 e pela resolução 218/1973 que determinam as atribuições do arquiteto e urbanista, podendo executar as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e territorial.
O arquiteto tem a função de