Matéria do 2 ano médio de literatura
Módulo 11
Capítulo 1 - O romance indianista possui o índio como personagem principal, retratando sua vida, seu meio e geralmente amores impossíveis como na história “Iracema – José de Alencar”, os romances foram bem aceitos pela sociedade.
Capítulo 2 – O regionalismo traz para o romance romântico paisagens de um Brasil desconhecido: os vaqueiros dos pampas e os sertanejos do Nordeste. Os escritores do romance regionalista se preocupavam em descrever de forma detalhada e romântica as paisagens. Publicados também em jornais ( folhetins) e também foram criadas peças teatrais.
Módulo 12
Capítulo 1 – O realismo teve como objetivo analisar a nova organização socioeconômica, detectando suas causas e denunciando suas consequências; condena o romance.
Teve início na frança com a obra “ Madame Bovary” de Gustave Flaubert. A obra retrata traição, crítica a burguesia.
A primeira impressão foi de negação, pois como a literatura era voltada para as altas sociedades e a o realismo critica a forma de vida dos leitores, essas obras foram consideradas como imorais.
Capítulo 2 – O realismo em Portugal iniciou quando alguns escritores portugueses se sentiram incomodados com a forma antiquada da cultura portuguesa e começaram a adotar caráter realista em seus textos gerando assim a “Questão Coimbrã, os autores por receberem muitas criticas dos pré-realistas, marcavam encontros para discutir novas filosofias artísticas, esse encontro passou a ser chamado de: “ as conferências do Cassino Lisbonense”
A primeira obra foi o “Crime do padre amaro” de Eça de Queirós.
Módulo 13
Capítulo 1 – Machado de Assis (1839-1908), tem sua carreira dividida em duas fazes, pois suas primeiras obras tem caráter principal romântico, já a segunda faze pode-se dizer que machado mescla o romantismo com um caráter principal realista, pois faz uma forte crítica a burguesia e retrata a traição, tem início na obra “ Memórias Póstumas de Brás Cubas”
Capítulo 2 –