Trabalho
CENTRO DE CIENCIAS AGRARIAS
DISCIPLINA: ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL
PROFESSOR: DR. FLAVIO RIBEIRO
SISTEMA REPRODUTOR DOS ANIMAIS DOMESTICOS
COMPONENTES:
ELIVELTON SILVA
VICTOR VINICIUS
FELIPE PEREIRA
JORGE MANUEL
MONALISA LOPES
TERESINA-PI, 31 DE JULHO DE 2013
Anatomia do sistema reprodutivo masculino
Testículos e estruturas associadas
O testículo é uma gônada dupla, de forma ovoide, de localização extra-abdominal nos mamíferos e na maioria dos casos no interior de uma bolsa cutânea na região inguinal, é caracterizado por uma função celular e outra endócrina.
Ductos eferentes:
São forrados por um epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado. As células ciliadas ajudam a deslocar o espermatozoide no sentido do ducto o epidmario. As células não ciliadas e dotadas de microvilos estão provavelmente envolvidas com o processo de reabsorção, enquanto outras possuem atividade excretora. O ducto eferente e as partes iniciais do ducto epididimário. constituem a cabeça do epidídimo.
Epidídimo:
Estão intimamente apostos sobre a superfície testicular e pode ser dividido em três partes: cabeça, corpo e cauda. Forma-se no seu interior um ducto muito longo e espiralado chamado de ducto epididimário é o local em que ocorre o transporte, maturação e o armazenamento dos espermatozoides.
Ductos deferentes:
O ducto deferente é continuação do ducto epididimário. Em todos os animais domésticos, exceto no gato e no porco, a parte terminal do ducto deferente alarga-se para formar a ampola do ducto deferente. Nos carnívoros o ducto deferente liga-se diretamente à uretra, visto que a glândula vesicular está ausente.
Glândulas sexuais acessórias
Animais do sexo masculino apresentam como glândulas sexuais acessórias às ampolas, a próstata, as glândulas vesiculares e as bulbouretrais, que são responsáveis pelo volume do sêmen e por dar um ambiente bioquímico apropriado para a sobrevivência dos