TRABALHO
CAPITALISMO
Normalmente as pessoas começam a vida de uma forma que precisam trabalhar para se sustentar, comprar roupas comidas e muitas outras coisas.
Concordo com Karl Marx quando ele diz que o homem domina a natureza, pois sem o homem a natureza seria mal aproveitada. Hoje em dia transformamos tudo, ou quase tudo, em matéria prima para nossa utilidade.
A partir daí temos que trabalhar e acabamos transformando a natureza e nos dando um rumo na vida com esforço e um pouco de talento podemos fazer varia coisas com a natureza e acabamos ficando felizes pois realmente transformamos a natureza em coisas inimagináveis fazendo com que nos mesmos tenhamos muito orgulho do nosso trabalho.
No capitalismo definem-se as relações assalariadas de produção. Há uma nítida separação entre os detentores da produção (ou seja, do capital) e os que possuem a capacidade de trabalho. Além disso, o capitalismo também se caracteriza pela produção em grande escala (voltada para o mercado), pelas trocas monetárias, pela organização empresarial e pelo espírito de lucro.
Mas isso não quer dizer que seja prazeroso. Numa rotina as pessoas trabalham todos os dias e isso traz irritações e descontentamentos mas ao mesmo tempo existe o salário que todos dependem para viver. Os trabalhadores quando tem oportunidade fogem do trabalho como fogem da peste porque muitas vezes tem preguiça e outras por motivos particulares.
Economia solidaria nada mais é as atividades de produção, distribuição, consumo e credito para geração de trabalho e renda. Faz parte bancos, associações, cooperativas comercialização,de trabalho, de consumosolidario ou de serviços.
A autogestão e o trabalho coletivo são importantes pois significa total controle dos meios de produção e gerenciamento pelos próprios trabalhadores.