Pedagoga
1. A Função do Analista de Crédito: Os objetivos são avaliar a condição financeira, analisar por falta de recursos está sem capacidade.
Conceder crédito é uma relação de confiança entre as partes relacionadas perguntas “como”, “por que”, “quando” e “quanto” deveria ter respostas objetivas.
A experiência do cotidiano o ajuda a fazer uma avaliação com maiores critérios, selecionando os clientes. Verificando se o valor solicitado é compatível com a renda do cliente. Analisar clientes do nosso cliente é uma forma de diminuir ricos, porém o analista não pode prever o futuro.
2. O Que é Crédito? Tem origem do latim “credere”, significa acredita, crer e confiar. Segurança de que alguma coisa é verdadeira, confiar que o cliente vai honrar com o compromisso assumido.
Crédito é definido como cessão de mercadoria, serviço ou importância em dinheiro, para pagamento futuro. Portanto, ao dispormos a terceiros uma determinada mercadoria, mediante o compromisso de reembolso no futuro, estamos vendendo a crédito. Porém, quando vendemos ou emprestamos a crédito, normalmente, o valor a ser devolvido não é o mesmo, será feito acréscimo de valor denominado custo do crédito.
3. O Que é Análise de Crédito? A análise de crédito envolve a habilidade de fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas. Esta habilidade depende da capacidade de analisar logicamente situações, não raro, complexas, e chegar a uma conclusão clara, prática e factível de ser implementada.
Em âmbito geral, a análise de crédito é um processo que envolve a reunião de todas as informações disponíveis a respeito de um tomador de crédito, que pode ser pessoa física ou jurídica, com o objetivo de decidir sobre a concessão ou não de crédito para o solicitante.
4. Como Analisar o Crédito? Com base nos dados cadastrais do cliente, faz-se a análise da proposta de crédito, de forma