trabalho
Exercícios:
06 – Sacos Aéreos (D), Zoonose (C), Glândula Uropigiana (E), Mamífero (A), Placenta (B
07 – Alternativa (E)
08 – A ocupação de ambientes terrestres foi possibilitada pela: (i) capacidade de respirar ar atmosférico ligada a evolução de pulmões, por parte dos vertebrados, mas já presentes em certos peixes; (ii) evolução de membros capazes de sustentar o peso dos animais sem o apoio do empuxo da água, o que envolveu mudanças não só nos ossos e ossículos das patas e membros traseiros e dianteiros, mas das cinturas escapular e pélvica e da musculatura e nervos a eles associados, permitindo a locomoção ativa desses animais em meio terrestre; (iii) pele e tegumento capazes de resistir ao ressecamento e, finalmente, (iv) evolução dos ovos amnióticos e cleidóicos, com casca porosa permeável as trocas gasosas mais resistentes ao ressecamento e com um anexo embrionário que confere proteção a choques mecânicos. Estes últimos dois eventos separam os amniotas dos demais vertebrados tetrápodes, como os anfíbios, que ainda mantém uma forte dependência de ambientes aquáticos ou pelo menos fortemente úmidos para a reprodução e sobrevivência.
09 – a) Membros anteriores transformados em asas, ossos pneumáticos, quilha no osso esterno, ausência de beixiga urinária e dentes e sacos aéreos nos pulmões.
b) As penas realizam o isolamento térmico, retendo calor e assim contribuindo para a manutenção da temperatura corpórea constante, pois as aves são animais homeotérmicos.
c) Em termos de origem histológica e função, os mamíferos apresentam como estruturas homólogas os pelos, que são são responsáveis pelo isolamento térmico de seus corpos, assim como era a função primária das penas.
10 – A) Aves B) Peixes C) Anfíbios D) Mamíferos
11 – a) Anfíbios (B) - Mamíferos (E) - Répteis (C) - Aves (D) - Peixes (A).
b) Respiração branquial no adulto - A. Excreção de ácido úrico - C e D. Ectotermia - A, B e C
c) Respiração