TRABALHO
e
Isabela de Oliveira
Condições de mediação para a formação do leitor no ensino fundamental das escolas públicas do município de Paranaíba-MS.
Paranaiba-MS
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS
1.INTRODUÇÃO
“Estudos sobre literacia, nacionais e internacionais, têm vindo a demonstrar que existe uma relação estreita entre a acessibilidade a espaços e recursos de leitura e o nível de desempenho dos alunos, sendo também esses países que registam níveis mais elevados de desenvolvimento cultural e científico. No mundo em que a informação e o conhecimento científico e tecnológico se produzem a um ritmo acelerado e em que é indispensável formar pessoas capazes de acompanhar a mudança, cabe às escolas e às suas bibliotecas a função essencial de criar e desenvolver nos alunos competências de informação, contribuindo assim para que os cidadãos se tornem mais conscientes, informados e participantes, e para o desenvolvimento cultural da sociedade no seu conjunto." (Veiga et al., 1996, p.15).
Este trabalho foi construido com o intuito de melhor contribuir na formação do jovem leitor, fornecendo algumas informações quanto ao papel da instituição, dos docentes e do bibliotecário enquanto mediadores da relação dos alunos com a literatura, além de realizar um levantamento sobre as condições estruturais minimas necessárias das bibliotecas para a obtenção de sucesso na formação dos discentes.
Para o desenvolvimento do presente artigo, contou-se com o auxílio de uma extensa pesquisa bibliográfica e coleta de dados por meio de entrevistas com o quadro funcional da biblioteca, utilizou-se documentos administrativos e observação direta do ambiente estudado. Quanto aos procedimentos metodológicos, escolhemos a pesquisa aplicada, qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos e procedimentos técnicos bibliográfico, documental e também o estudo de