Trabalho
Este material é fabricado essencialmente a partir de gesso, água e alguns aditivos. O mineral de gesso encontra-se normalmente à superfície e em profundidades até vinte metros, extrai-se com a ajuda de explosões controladas que geram uma grande variedade de tamanhos de pedra, a pedra é reduzida a tamanhos que não ultrapassam os vinte milímetros, mediante a utilização de moinhos de impacto e de mandíbulas, muito eficazes com este tipo de pedra. A homogeneização do tamanho do mineral de gesso permite uma maior regularidade no processo industrial de fabricação. Após a moagem, pulverização e desidratação, entra nos moldes onde é revestido por cartão e seco.
Entre outras características, destacam-se a dureza superficial, higroscopicidade (capacidade do material em manter a umidade em equilíbrio, retirando-a quando em excesso e devolvendo-a quando o ar é seco), textura homogênea e uniforme, não inflamável, resistente e estável e de aplicação higiênica e fácil, admite ainda qualquer tipo de isolamento, térmico ou acústico, entre placas. Este material é totalmente reciclável, passível de ser reintroduzido em outros processos de fabrico e gera poucos resíduos na sua aplicação, além de ser um material que pode ser perfeitamente desmontado e reutilizado. brasileiro a menos de um ano. Ele é um sistema construtivo a seco que utiliza chapas de gesso acartonado fixadas sobre estruturas metálicas. O material é utilizado na parte interna da construção. Mas será que é um bom negócio trocar a alvenaria pelo gesso acartonado?
As vantagens são tentadoras quando se trata de estética e praticidade. As paredes de gesso acartonado podem ter qualquer forma e receber qualquer tipo de acabamento, além de serem resistentes ao fogo e mais baratas do que as convencionais. Uma outra vantagem é que as instalações elétricas, hidráulicas e telefônicas são executadas e testadas durante a construção das paredes, evitando a reabertura das mesmas, o que resultaria em desperdício de