TRABALHO
Escreva o Título em Inglês Aqui - comprimento 200 caracteres
Autor1(1); Autor2 (2); Autor (2) - comprimento 150 caracteres
(1) Título do Autor, Universidade/Empresa - comprimento 200 caracteres
(2) Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações-comprimento 200 caracteres
Endereço para correspondência - comprimento 200 caracteres Resumo
Escreva aqui o Resumo do Trabalho. O Resumo e as palavras-chave devem estar totalmente contidos nesta página. - Aprox. 300 palavras, espaços e pontuação - 500 palavras
Palavra-Chave: Comprimento 80 caracteres
Abstract
Escreva aqui o Resumo do Trabalho. O Resumo e as palavras-chave devem estar totalmente contidos nesta página. - Aprox. 300 palavras, espaços e pontuação - 500 palavras
Keywords: Comprimento 80 caracteres - (obrigatoriamente em inglês)
Segue abaixo modelo para formatação dos títulos, figuras, tabelas, legendas e referências bibliográficas. Substitua seu texto aqui.
1 Introdução
1.1 Problema Analisado
1.1.1 Histórico
Texto Arial tamanho 12 – digite seu artigo aqui
Figura 1 - Croquis do pilar. Vista frontal e lateral (FERNANDES et al. (1999))
2 Manifestação de dano
Em vários dos pilares do trecho supracitado foram detectadas fissuras passantes, as quais se situavam nos consolos das vigas, como pode ser observado na figura 2. Estas fissuras propagavam-se de forma aproximadamente vertical, em direção à base do pilar. Existia a incerteza quanto à manutenção desta direção de propagação.
2.2 Dano
2.1.1 Modelo de Mazars
Uma vez que a superposição dos fatores de intensidade de tensão não é possível, a análise de estabilidade da fissura pode ser efetuada mediante o cálculo da taxa de liberação de energia, G, grandeza que permite uma avaliação do comportamento global da estrutura, uma vez que no seu cômputo são considerados KI, KII e KIII.