trabalho
A fim de organizar a análise e a implementação estratégicas, costuma-se identificar três níveis estratégicos: A estratégia geral da empresa (também chamada estratégia corporativa), as estratégias das unidades de negócios e as estratégias funcionais. Esta ordem representa os três níveis na sua ordem hierárquica (as estratégias das unidades de negócios estão subordinadas à estratégia corporativa; e as estratégias funcionais, à estratégia corporativa e às estratégias das unidades de negócios). Mas fica mais claro começar explicando o que é estratégia de uma unidade de negócios. Antes, precisamos definir o que é uma unidade de negócios.
Uma unidade estratégica de negócios (UEN), ou simplesmente unidade de negócios, é uma parte de uma dada empresa que é separada para fins de análise, planejamento e implementação estratégica. Pode ser uma divisão, linha de produtos, ou outro centro de lucro de uma empresa. Para poder ser tratada como uma UEN, é preciso que parte da empresa separada para análise e ação estratégica satisfaça certas condições:
Substituição: A UEN produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos que são substitutos próximos entre si. Além disso, não deveria haver substitutos próximos dos produtos da UEN em outras partes da empresa.
Clientes: A UEN atende a um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada.
Concorrentes: A UEN compete com um conjunto bem definido de concorrentes, isto é, a UEN deve ter um conjunto único de concorrentes para toda a sua linha de produtos.
Venda ou liquidação: Todos os produtos de uma dada UEN deveriam ter a possibilidade de serem considerados como uma entidade econômica autônoma numa venda ou liquidação.
Uma UEN representa uma subdivisão de uma empresa para a qual faz sentido desenvolver uma estratégia distinta e separada (embora não totalmente independente do resto da empresa).
Uma empresa