trabalho
FLORIANÓPOLIS – IESGF
Avaliação de Empresas pelo Método de Fluxo de Caixa Descontado
SÃO JOSÉ, 06 de Novembro, 2013
Avaliação de Empresa pelo Método de Fluxo de Caixa Descontado
Atividade prática supervisionada submetida ao Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF, como requisito parcial para conclusão da 8ª. fase do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Orientadora: Profa. Lucilene de Souza Maluche, Esp.
São José, 06 de Novembro de 2013
Sumário
1. Introdução
A Avaliação empresarial é de extrema importância para o mercado atual, visto que tem por finalidade os ativos da empresa, a sua capacidade de gerar futuros lucros, sendo essencial para a determinação do seu valor, que se dá em função dos rendimentos e benefícios.
Este valor é utilizado em negociações de compra e venda, incorporações, fusões, privatizações e descrições de investimentos no mercado de capitais. Porém, o valor destas transações, não necessariamente é o valor real da empresa, visto que, quem define o preço das transações a serem realizadas são os compradores e vendedores.
A determinação do valor das empresas é de extrema importância nas negociações de fusões e aquisições, pois visam estimar uma faixa de referência que sirva como base nas negociações, para que não seja pago um valor superior, ou inferior, ao que realmente vale a transação.
Há duas concepções para o valor da empresa, o valor patrimonial, que se dá pelo somatório dos bens que consistem o patrimônio da empresa, e o valor econômico, que se dá pelo potencial que a empresa possui em gerar resultados futuros.
Existem muitos de métodos de avaliação, tais como, a avaliação baseada em ativos, avaliação pelo fluxo de caixa descontado, avaliação relativa, método dos múltiplos, avaliação contábil/patrimonial, dentre outras.
O método do fluxo de caixa descontado, é um dos