Trabalho
Determinação de Diagnóstico e Prescrição de Atividades em Desenvolvimento Motor
No que se refere ao desenvolvimento motor de crianças, jovens, adultos e idosos, a principal função do profissional de educação física é determinar “em que grau” o indivíduo esta desenvolvido em cada “grupo de habilidades” e prescrever atividades apropriadas para que ele se equipare ao desenvolvimento ideal para suas características
DETERMINAÇÃO DE DIAGNÓSTICO: CONCEITOS BÁSICOS
□ O diagnóstico em desenvolvimento motor é sempre individual, embora, muitas vezes seja inviável trabalhar individualmente.
□ O diagnóstico de um determinado grupo, nada mais é que uma tentativa de contornar os problemas mais graves e que podem ser generalizados.
□ Os diagnósticos por análise “quantitativa” são aqueles que produzem resultados numéricos.
□ São, geralmente, mais fáceis de ser compreendidos por leigos e conforme evoluem, oferecem uma certa segurança para o profissional, quanto aos resultados positivos de seu trabalho. Porém, são bastante imprecisos.
□ Os diagnósticos por análise “qualitativa” são aqueles que geram resultados não numéricos.
□ São mais complexos para serem produzidos, pois geram relatórios extensos e detalhados sobre as habilidades comprometidas e análise das prováveis causas do comprometimento.
□ Para o “leigo” é difícil de ser compreendido, porém, oferece subsídios valiosos para o trabalho de outro profissional.
□ Um diagnóstico pode ser “específico”, quando ele se refere a uma determinada habilidade motora. Por exemplo: o andar de uma criança.
□ Estes diagnósticos são utilizados para a correção de problemas específicos ou correção de sequelas deixadas por traumas, patologias ou “vícios motores”.
□ Quando o diagnóstico visa a promoção de um desenvolvimento motor saudável para o indivíduo, normalmente ele abrange todos os grupos