trabalho
DE QUÍMICA
O relatório deve conter as informações necessárias para o entendimento do experimento realizado. Toda a narrativa deve ser feita de forma impessoal e com o uso de termos técnicos pertinentes ao conteúdo.
Um relatório de experiências realizadas em laboratório, em geral, é composto das seguintes partes: Título, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão,
Conclusão e Referências Bibliográficas. Cada uma destas partes deve ser destacada em separado, através de um subtítulo, contendo, pelo menos, o nome específico da parte.
→
TÍTULO: O título deve ter sentido completo. Deve ser curto e exato. Deve traduzir a idéia do que foi feito. A medida que se consegue diminuir o número de palavras mantendo o mesmo sentido significa que o mesmo não está bom.
→
INTRODUÇÃO: Uma boa introdução deve conter: uma colocação clara do problema, da experiência, do projeto, etc., executado; uma fundamentação do problema, a significância do problema, o escopo e os limites do trabalho; uma descrição rápida do que já foi feito sobre o assunto citando a literatura pertinente; a relação entre o trabalho feito e os anteriores já publicados; os objetivos a serem alcançados com o experimento.
→
MATERIAIS E MÉTODOS: Esta seção deve conter relatos exatos e claros de como foi feita a experiência, de modo que, baseada nesses relatos, qualquer pessoa possa repeti-la. Notar que não basta copiar o procedimento experimental contido no material referente à experiência, pois, na melhor das hipóteses, toda a forma de redação deve ser mudada. Além disso, cada equipamento utilizado deverá ser claramente especificado. Assim esta seção deverá conter uma descrição detalhada de como a parte experimental foi realizada, sem a inclusão dos resultados obtidos experimentalmente, ou cálculos realizados.
→
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Esta parte do relatório deve conter os resultados medidos, calculados com o