Trabalho
MAYARA RUFINO CORDEIRO
DETERMINAÇÃO DE LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
PALMAS – TO
2013
LARYSSA SILVA DO NASCIMENTO
MAYARA RUFINO CORDEIRO
DETERMINAÇÃO DE LIMITE DE PLASTICIDADE E LIMITE DE LIQUIDEZ
Relatório apresentado como requisito parcial de nota para G1 na disciplina de Mecânica dos Solos do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA, experimento realizado no laboratório de mecânica dos solos no Ceulp/Ulbra no dia 30 de agosto 2013 orientado pela Professora Jacqueline Henrique.
PALMAS – TO
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Para verificar se o solo, que sustentará os empreendimentos, têm características adequadas para uma boa construção, deve-se fazer ensaios com amostras desse solo recolhidas no local. Com essas amostras podem-se identificar as propriedades existentes para o solo em questão. Para isso, prepararam-se amostras de solos para determinar os limites de liquidez e plasticidade. Sendo, o limite de plasticidade o momento que o solo perde sua capacidade de ser moldado e torna-se quebradiço e o limite de liquidez é a umidade de transição entre os estados líquidos e plásticos do solo que experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.
Nesta aula de laboratório realizaram-se os ensaios dos limites de liquidez e plasticidade com as amostras preparadas na aula anterior, de acordo com as normas vigentes.
A determinação desses limites é importante, na engenharia civil, para garantir a eficiência na construção dos empreendimentos, pois, as obras de infraestrutura estão diretamente ligadas ao solo e qualquer deformação ocorrida, que não foi prevista em projeto, pode ocasionar grandes problemas futuros.
2 MATERIAL E MÉTODO
2.1 PROCEDIMENTOS, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
2.1.1 Procedimentos
Limites de