Trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Romper arcaicos paradigmas de gestão tornou-se vital para toda e qualquer organização contemporânea, que possui diferencial competitivo.
É neste cenário, que uma cultura organizacional assertiva e bem consolidada, tem se revelado fator preponderante, para o alcance dos objetivos e metas da organização, na medida em que consegue dinamizar e potencializar seus maiores ativos intangíveis - o capital humano e intelectual.
Neste contexto, podemos afirmar que numa organização, na qual seja predominante a comunicação aberta, transparente, que gere compartilhamento de informações, valores e crenças, além de gerar aceitação e consentimento, possibilita desenvolver na sua equipe de trabalho, um forte sentimento de pertencimento.
Habitualmente tem-se neste cenário, um clima organizacional onde o bem estar e a qualidade de vida dos colaboradores, fazem parte dos valores fundamentais da organização.
No caso do presente trabalho, definiu-se por analisar, a partir da premissa identificada pela alta gestão do restaurante Felline, a relação deste indicador, identificando qual é a cultura organizacional proposta pela empresa assim verificando se a mesma esta trazendo resultados positivos ou negativos.
2 DESENVOLVIMENTO
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.
Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem