Trabalho
A definição de DW varia de autor para autor, indo desde a informação armazenada num banco de dados de suporte a decisão até o processo de modelagem, extração de dados operacionais e armazenamento num banco de dados DSS. No entanto, apesar dessa variação, existe um consenso com relação aos objetivos de se implementá-lo (isto é, prover aos usuários finais fácil acesso a dados íntegros e consistentes para tomadas de decisões nos negócios). O escopo dessa tomada de decisão pode ser tático, operacional, estratégico e mais amplo.
Sistemas de DW revitalizam os sistemas da empresa, pois:
. Permitem que sistemas mais antigos continuem em operação;
. Consolidam dados inconsistentes dos sistemas mais antigos em conjuntos coerentes;
. Extraem benefícios de novas informações oriundas das operações correntes;
. Provém ambiente para o planejamento e arquitetura de novos sistemas de cunho operacional.
Devemos considerar, no entanto, que um DW não contem apenas dados resumidos, podendo conter também dados primitivos. É desejável prover ao usuário a capacidade de aprofundar-se num determinado tópico, investigando níveis de agregação menores ou mesmo o data primitivo, permitindo também geração de novas agregações ou correlações com outras variáveis. Além dos mais, é extremamente difícil prever todos os possíveis dados resumidos que serão necessários. Limitar o conteúdo de um DW apenas a dados resumidos significa limitar os usuários apenas às consultas e análises que eles puderem antecipar frente a seus requisitos atuais, não deixando qualquer flexibilidade para novas necessidades.
O objetivo da tecnologia DW é de fornecer os subsídios necessários para a transformação de uma base de dados de uma organização, geralmente transacionais, on-line operacional e com um conjunto de dados relativamente recente (denominado banco de dados OL TP) para uma base de dados maior que não seja orientada ao ambiente operacional e que contenha o