Os aspéctos da contabilidade na atividade empresarial
Este trabalho está com o intuito de despertar o interesse do leitor no que se refere aos diversos conceitos introdutórios em ciências contábeis. Estará relatado definições importantes para o estudo da contabilidade, bens como outras ciências que trabalham lado a lado com a contabilidade.
2 - CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
2.1 - CONCEITO
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis com a titulação de Contador. Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.
2.2 - OBJETO DA CONTABILIDADE
O objeto da contabilidade é o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”. O patrimônio é estudado em seus aspectos qualitativos e quantitativos, e a própria Resolução refere que, por aspecto qualitativo do patrimônio, entende-se a natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, valores a receber, ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias, etc. Essa delimitação qualitativa vai até o grau de particularização que