TRABALHO
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje. Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada, ai se inicia a história da contabilidade .
A contabilidade se divide em quatro períodos : Contabilidade do mundo antigo , contabilidade do mundo medieval , contabilidade do mundo moderno e contabilidade do mundo científico.
As primeiras escritas contábeis foram feitas na era da pedra polida , quando o homem conseguiu fazer suas primeiras gravações . Os registros combinavam o figurativo com o numérico .
Somente no mundo antigo as civilizações começaram a realizar registros de seu patrimônio de maneira quantitativa a fim de obter controle, e avaliar o seu crescimento ou não . E apenas na era medieval que a contabilidade acaba evoluindo com maior intencidade.
A semelhança em nossa vida financeira e de uma empresa é tudo questão de administração, ou seja , tanto na empresacomo a da pessoa física , tem que melhor gerir sua receita e despesas . Claro que os tipos de contas são diferentes , entratanto , o princípo é o mesmo .
O crescimento da contabilidade ocorre de maneira natural , gerado pelo avanço do capitalismo, aumento das administrações publicas e privadas e o acumulo de capital .
No momento é extremamente necessário o controle contabil , tanto nas empresas como na vida pessoal .
Em um empresa um planejamento gera lucro e controle das despesas e receitas , e na vida pessoal gera bem estar , tranqüilidade , realização financeira .