trabalho
É a partir do fluxo de caixa que é feito o gerenciamento do caixa, de maneira que a empresa apresente saldo para saldar suas dívidas nos vencimentos.
Manter a empresa adimplente é a garantia de crédito, melhores negociações de pagamentos com fornecedores, continuidade de recebimento de matéria-prima, produção e consequente satisfação dos clientes.
Levantamento
Para a elaboração do fluxo de caixa, primeiramente, deve ser feito o levantamento de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa em determinado período de tempo. Para isso, é importante que a empresa tenha a compreensão das movimentações financeiras em um período pré-estabelecido (ciclo financeiro).
Após esse levantamento, deve ser feito o planejamento do fluxo financeiro do período estabelecido, possibilitando a visualização de eventuais sobras ou faltas de caixa e a tomada de decisão de medidas corretivas.
Medidas corretivas
As medidas corretivas podem ser: Negociações de prazos de pagamentos e recebimentos;
Alteração das datas de compras;
Obtenção de capital por meio de empréstimos ou liquidações;
Suspensão de investimentos;
Redução de despesas administrativas;
Antecipação de investimentos (no caso de sobra de caixa);
Outras.
Após o planejamento, deve ser feito o registro do executado para o acompanhamento e controle. Pode ser que nessa etapa sejam necessárias novas medidas corretivas, nos mesmos moldes das tomadas em tempo de planejamento.
É recomendado que o fluxo de caixa seja diário e elaborado para um período não inferior a três meses.
Assim, com um fluxo de caixa consistente, o empresário terá o controle financeiro e uma melhor gestão de toda a empresa.
Empregoenegócio.com.br
O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios