radiologia
Mamografia é um tipo específico de exame de imagem que usa um sistema de raios-X de baixa-dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das doenças mamárias.
Um avanço recente na mamografia tradicional inclui a mamografia digital, em que o sistema de película de raios-X é substituído por detectores que convertem raios-X em sinais elétricos. Os sinais elétricos são usados para produzir imagens das mamas que podem ser vistas em uma tela de computador ou ser impressas na película especial, similar à das mamografias convencionais.
A mamografia digital é tão eficiente quanto o sistema da tela-película. A grande vantagem é o tempo reduzido de exame, além dos benefícios proporcionados sobretudo para as pacientes com menos de 50 anos, especialmente aqueles que ainda menstruam ou se enquadram nos casos de “mamas densas”.
Na Sonitec não utilizamos mais a chamada mamografia convencional ou analógica.
Dispomos dos sistemas de mamografia digital direta e indireta. Em nossa região a mamografia digital direta, que depende de equipamento altamente sofisticado para sua realização, é oferecida exclusivamente pela Sonitec.
Existe mais de um tipo de mamografia digital?
Sim, a mamografia digital pode ser dividida em mamografia digital direta e indireta. Na mamografia digital direta, o detector de raios-X que vai transformar a radiação incidente em imagem digital encontra-se diretamente no aparelho de mamografia, e a imagem é transmitida imediatamente ao computador. Já na indireta (computadorizada ou CR), o detector no aparelho de mamografia contém uma substância especial que guarda as informações radiográficas. Essa substância é então levada a uma máquina que transforma as informações em imagem digital.
Os exames realizados com o mamógrafo digital direto tornam o processo mais ágil, pois já na sala de exames a técnica pode definir se as imagens estão ou não em padrão adequado para análise.
No método indireto, o tempo de exame