Trabalho
(A) Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
Ela é considerada uma ciência: Porque ela possui um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.
(B) Microeconomia é o ramo que estuda o comportamento dos agentes econômicos em relação ao mercado consumidor, empresas, donos dos recursos de produção. Chamada também por teoria dos preços, um exemplo de seu trabalho é o estudo das alterações do comportamento de empresas e pessoas em casos de oscilações de preços.
Exemplos Práticos: Microeconomia trata da atividade econômica de unidades individuais, tais como consumidores, proprietários dos recursos e empresas. Trata do fluxo de bens e serviços das empresas para os consumidores. Por exemplo, o Estado ministrando preços dos remédios.
Macroeconomia estuda o desempenho global, ou seja, a economia como um todo. Produção de bens e serviços, taxas de inflação, taxas de desemprego, poupança, consumo, investimentos e governo. É a economia das cidades, nações, dos grandes sistemas econômicos. É ela que estuda e propõe soluções, por exemplo, para situações de desemprego em massa, ou grandes crises de um dado mercado.
Exemplos Práticos: Macroeconomia trata do sistema econômico como um todo e não das unidades econômicas individuais de que se compõe. O valor global do fluxo de bens e o valor global do fluxo de recursos constituem