trabalho
1. ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
1.1 PRODUTO
Pesquisa Mercadológica - Quantitativa
Para que a área de Marketing possa auxiliar no processo de tomada de decisão precisa monitorar, mensurar e medir os dados que lhe são importantes ou necessários para cada fase do produto/serviço, ação continuada ou para novas tendências, por exemplo. Para isto, vale-se de dados que são denominados primários e secundários (PARENTE, 2003).
Dados primários são os que ainda não existem e precisam ser coletados conforme metodologia específica e, as mais comuns são: observação, entrevistas, pesquisa qualitativa e experimentos. Já os dados secundários são os já existentes ou coletados e classificados como internos e externos. O primeiro diz respeito às informações já alocadas nos sistemas da empresa, ao passo que o segundo diz respeito ao ambiente externo cujo principal fornecedor destes é o governo e instituições específicas, além de informações das comunicações dos concorrentes, fornecedores, científicos e econômicos (PARENTE, 2003).
Como todo estudo científico, é necessário um planejamento com um objetivo claro e direcionado, conforme afirma Parente (2003, pg. 368): “A principal propósito da pesquisa é obter informações específicas em um limitado período de tempo, a fim de reduzir os riscos da tomada de decisão”.
A obtenção de resultados efetivos depende de uma clara definição do problema e dos objetivos da pesquisa, caso contrário haverá um grande volume de informações e trabalho desnecessário, dificultando a tomada de decisão ou um excesso de limitação poderá demorar e igualmente dificultar a tomada de decisões (PARENTE, 2003).
A metodologia aplicada será a de pesquisa quantitativa, que disponibiliza indicadores numéricos e estatísticos além de ser a mais apropriada para medir o potencial produtivo, importância do segmento de mercado e, principalmente, atitudes e preferências dos consumidores (GOMES, 2005). São realizadas através de