trabalho
As propriedades periódicas dos elementos químicos são as características inerentes à esses elementos que variam de acordo com sua posição na tabela periódica, ou seja, com o número atômico.
As propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade, raio atômico, afinidade eletrônica, potencial de ionização, densidade atômica, volume atômico, temperatura de fusão e temperatura de ebulição. As quatro últimas propriedades muitas vezes são consideradas aperiódicas por apresentarem um certo desordenamento: o volume atômico cresce, no período, do centro para as extremidades; as temperaturas de fusão e ebulição crescem com o raio atômico nas famílias da esquerda (1A e 2A), e decrescem nas da direita (gases nobres e halogênios).
As propriedades mais estudadas são:
Eletronegatividade
A eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação química, logo, não pode ser calculada a eletronegatividade de um átomo isolado.
A escala de Pauling, a mais utilizada, define que a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, devido à diminuição do raio atômico e do aumento das interações do núcleo com a eletrosfera; e no período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico.
O flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela
Índice
* Introdução;
* A razão pela qual denomina-se por tabela periódica;
* Os cientistas que modificaram a tabela periódica;
* Tabela periódica atual
Introdução
Neste trabalho pretendemos abordar e conhecer melhor a tabela periódica e a sua história, tal como os cientistas que a estudaram.
* A razão pela qual denomina-se por tabela periódica (Rafa Matos)
A Tabela Periódica surgiu devido à descoberta de elementos químicos e suas propriedades de maneira a organiza-los reunindo o máximo de informações sobre os mesmos da forma mais simples para serem consultadas.
Com a Tabela Periódica podemos analisar uma série de propriedades de