trabalho
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
O melhor tratamento para mamilos fissurados é a prevenção. E a melhor prevenção é colocar o bebê corretamente no peito desde o primeiro dia. Um dia que o bebê sugue com uma pega incorreta ou um posicionamento ruim pode bastar para ferir seus mamilos. E cicatrizar demora um pouco...
Os machucados nos mamilos podem ter algumas causas conhecidas: a posição não está boa ou a pega é ruim. Também pode ser que o bebê não esteja sugando adequadamente. Ou tudo junto. Calma! Sem desanimar!
Na verdade, os bebês nascem com o reflexo de sugar, mas aprendem mesmo a mamar corretamente fazendo isso. É uma atividade que se aprende na prática.
A infecção por fungo (Candida albicans) também pode causar ferimentos nos mamilos.
A fissura causada por má pega ou sucção incorreta em geral dói mais no momento em que você coloca o bebê no peito e costuma aumentar na medida em que o bebê mama. A dor do machucado por fungo dói de forma constante enquanto o bebê mama e pode continuar doendo depois que ele parou de mamar. As mulheres costumam descrever a dor das duas primeiras causas como “dor de faca cortando” e a dor da fissura por fungo como uma “ardência que queima” – mas esta não obrigatoriamente é assim.
Uma repentina dor nos mamilos, quando a amamentação não trazia dor antes, pode ter a ver com infecção por germes. Essa dor pode aparecer aos poucos ou pode se sobrepor a outras causas. Rachaduras podem aparecer por causa de uma infecção por germes.
Muitas mulheres têm dificuldades em posicionar o bebê corretamente e em fazer com que ele pegue a mama direitinho. O posicionamento correto ajuda na pega correta e a pega adequada ajuda a evitar que o bebê sofra com gases. Também ajuda o bebê a controlar o fluxo do leite. Além disso, a pega incorreta pode resultar em baixo ganho de peso, em amamentação muito freqüente e em cólicas.
As mães também fazem