trabalho
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA ORGÂNICA E INORGÂNICA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
EXPERIM 6 : PROPRIEDADES PERIÓDICAS
PROFESSORA: ELIANA TEIXEIRA
TURMA 1C
FORTALEZA
JULHO – 2010
1- OBJETIVOS
1- Caracterizar alguns elementos como metal e não metal .
2- Verificar a sequência dos metais alcalinos terrosos no gruo, através de teste de solubilidade pela formação de precipitado.
3-Deduzir a sequência dos halogênios no grupo através de reações específicas
4-Desenvolver procedimento para testar a presença de cátions dos elementos dos grupos IIA e haletos em solução.
2-INTRODUÇÃO
A tabela periódica (TP) surgiu em razão da necessidade de se agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. A tabela periódica atual nem sempre foi assim.como a conhecemos Desde que foi criada tem passado por uma série alterações,
Os elementos pertencentes a um mesmo grupo( ou famílias) da Tabela Periódica apresentam semelhanças nas suas propriedades, pois a configuração eletrônica de valência de todos eles é análoga.
Quanto às substâncias elementares, verifica-se que existe, em geral, uma similaridade nas propriedades das substâncias correspondentes a elementos representativos de um mesmo grupo da Tabela Periódica.
Duas famílias serão destacadas ao longo da prática, são elas a família dos alcalino-terrosos (Be,Mg,Ca, Sr , Ba) e a família dos halogênios (F, Cl,Br,I,At). Como o composto de berílio é bastante raro e é também danoso a saúde, este não foi utilizado nos experimentos. O mesmo aconteceu com o flúor (muito reativo) e o ástato (que é radioativo).
A experiência dos metais do grupo IIA é relacionado a solubilidade relativa de seus sais, formados com íon sulfato , oxalato e cromato. Quando soluções que tenham cátions M2+(Ba2+;Ca2+ ou Sr2+) são misturados com as de ânions X-2