trabalho
Passo 1
A estatística descritiva é a parte da estatística que visa apenas descrever sobre determinado grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou inferências sobre um outro grupo.
A estatística descritiva pode ser resumida nessas etapas:
Definição do problema;
Planejamento
Coleta de dados - crítica dos dados
Apresentação dos dados ( tabelas, gráficos )
Descrição dos dados
Nos gráficos podemos ter uma ideia mais eficiente da apresentação de dados. Ele é constituído de uma tabela. Já uma tabela fornece uma ideia mais precisa e possibilitam uma inspeção mais rigorosa do dados, os gráficos são mais indicados em situações que o objetivo é dar uma visão mais rápida e fácil de todo o conteúdo em que os dados se referem.
A distribuição de frequência, nada mais é que uma tabela com classes de ocorrência, ou não, segundo suas respectivas frequências absolutas. Em alguns casos, as frequências relativas e acumuladas também são utilizadas.
O Histograma, nada mais é do que um gráfico que representa as classes e suas respectivas frequências relativas.
Temos também como representante em gráfico, a Ogiva onde se usa as frequências acumuladas ou frequências acumuladas relativas.
MEDIDAS DE POSIÇÃO:
Moda
Média
Mediana Percentís Quartis.
Moda(mo): É o valor (ou atributo) que ocorre com maior frequência.
Ex: 4,5,4,6,5,8,4,4 Mo = 4
Média: Ex: 2,5,3,7,8
Média = [(2+5+3+7+8)/5]=5
Mediana: É usada para indicar o centro de um conjunto de dados, que pode ser definida de maneira simplificada, como o valor intermediário do conjunto de dados, cujos n valores são dispostos em ordem crescente. Posição da mediana: Se n for ímpar => (n+1)/2, se n for par => n/2 e n/2+1
Ex: 2,5,3,7,8
Dados ordenados: 2,3,5,7,8 => (5+1)/2=3
=> Md = 5
Percentis: O percentil de ordem px100 (0 ordenamos: