trabalho
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
Fala sobre o sistema socialista:
O sistema socialista é um regime político econômico que começou a ser idealizado por pensadores como Karl Marx pouco tempo depois da Revolução Industrial inglesa de 1760, quando os operários passaram a luatr por melhores condições de vida. O socialismo ´pregava que: só deveria existir um partido; a economia não deveria ser regida pelo mercado, e sim por planos qüinquenais (5 em 5 anos), onde seriam afixados os preços; era contra o lucro e a propriedade privada; defendia que as empresas deveriam ser estatais; e ao contrário do capitalismo, o socialismo não estimulava o consumismo. Esse regime começou a perder adeptos quando as nações socialistas chegaram a um nível de esgotamento, e quando começaram a perceber (principalmente os países do leste europeu) que seu padrão de vida estava estagnado em relação ao dos países capitalistas.
• RESUMO DE ECONOMIA POLITICA COM BASE NOS CONTEÚDOS POSTADOS PELO PROFESSOR.
OFERTA E DEMANDA – A lei da oferta e demanda é um conhecido mecanismo econômico de ajustamento do mercado; Um mercado existe quando compradores e vendedores estão dispostos a trocar mercadorias e serviços.
LEI DA DEMANDA – como regra geral, tem-se que a demanda de um bem é uma função inversa do seu preço; ou seja, se o preço do bem aumenta, a demanda cai; se o preço do bem cai a demanda aumenta. A demanda é enxergada sob a ótica do comprador. A lei da demanda acontece devido ao “efeito-renda” e