trabalho
Seu simbolo turístico é a estátua "Cristo-Rei", réplica fiel, mas em menor proporção, da estátua do Cristo Redentor, que foi trazida da França e doada por Cel. Manoel Salustino em 1937.7 A cidade destaca-se pelo Carnaxelita, maior micareta do interior do estado e que notadamente atrai turistas de várias partes do interior nordestino.
De forte formação geológica, o município também se destaca por abrigar a Mina Brejuí, a maior mina de scheelita da América do Sul8 e o Canyon dos Apertados, único canyon de rocha granítica do mundo[carece de fontes].
De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 42 668 habitantes, o que classifica Currais Novos como o nono município mais populoso do estado.9
Mina brejuí
• Localizada no munícipio de Currais Novos (RN), é considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul. Começou suas atividades em 1943, quando o minério foi descoberto, mas somente em 1954 criou-se a empresa de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
• A mineração em Currais Novos teve o seu apogeu em plena Segunda Guerra Mundial, fornecendo toneladas de minérios às indústrias do aço. Durante esse período, o progresso da sociedade se fez notar através da construção do Tungstênio Hotel, cinema, posto de puericultura, emissora de rádio, estádio de futebol, campo de pouso, colégios, hospital e casa do idoso.
• A inauguração do memorial é uma homenagem da família a Tomaz salustino Gomez de melo-1880-1963, agricultor, politico, desembargado e industrial;