Contabilidade Gerencial
CONTABILIDADE GERENCIAL
RESUMOS TEÓRICOS E EXERCÍCIOS
TIAGO SANTOS OLIVEIRA
GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROF. MANOEL MESSIAS RAIMUNDO FILHO
SÃO CRISTÓVÃO – SERGIPE
22/02/2013
O CONTADOR GERENCIAL Antigamente o contador era conhecido como “guarda-livros”, pois sua principal função era a de escriturar e manter em boa ordem os livros mercantis das empresas comerciais. O Contador Tradicional é aquele trabalhador burocrático, preocupado exclusivamente com o atendimento ao fisco e com pouco (ou nenhum) relacionamento com os gestores da empresa. É um profissional introspectivo, alheio às mudanças. O novo profissional da contabilidade (Contador Gestor) é exatamente o oposto do Tradicional. É um profissional ativo, sempre preocupado em passar informações cada vez mais precisas e eficazes aos seus clientes e constantemente ajudando os gestores na tomada de decisão. Esse profissional sabe que o atendimento as obrigações acessórias é essencial, porem não é sua única função. Atualmente, com os avanços da tecnologia, o cumprimento das exigências fiscais é feito em boa parte por softwares e programas. Isso fez com que o Contador Gestor pudesse focar na implementação e manutenção de sistemas de informações que auxiliem no desenvolvimento das empresas.
Assim, atualmente, qualquer contabilista pode se tornar um Contador Gestor, basta usar algumas dicas para despertar este novo perfil:
1. Seja Pró Ativo, esteja disposto a agir;
2. Se mantenha sempre atualizado;
3. Tenha um bom relacionamento interpessoal;
4. Conheça o mercado e o seu cliente;
5. Exercite a sua visão holística e sistêmica.
Ao maximizar as qualidades e competências, o Contador irá se tornar um profissional melhor e irá valorizar ainda mais a classe contabilista que um dia foi conhecida, apenas, como “guarda livros”.
JUST IN TIME (JIT)
O sistema just-in-time (JIT) de produção e de controle do estoque mantém os