Basquetebol
1- Podemos dizer que foram poucas as modificações feitas nas regras e que as regras em relação às faltas talvez sejam as que mais tenham mudado durante esses anos de existência do jogo. As mudanças que ocorreram ao longo dos anos, desde sua criação até os dias de hoje mexeu com a estrutura e com a dinâmica do jogo, ou seja, as modificações feitas nas regras apenas aperfeiçoaram o grande desenvolvimento técnico do jogo. Hoje o basquetebol é considerado um esporte de grande complexidade e que exige dos praticantes um bom condicionamento físico e um desenvolvimento cognitivo no momento de tomar as decisões rápidas frente ás exigências do jogo. 2- Devido à evolução do basquetebol e a modificações das regras havia a necessidade de se atender a dinâmica do jogo seja no aspecto físico, técnico e tático, isto é, o jogo foi se aperfeiçoando e os atletas adquirindo experiências, seja no sistema de treinamento ou no sistema do jogo. Enfim, as alterações nas regras do basquetebol vieram somente a somar com esta modalidade, tornando o esporte mais fascinante e dinâmico.
3- Os fundamentos básicos do basquetebol são: passe, drible, arremesso, lance livre e rebote, mas esses fundamentos não devem ser ensinados a partir de movimentos únicos, pois a adaptações visa transpor o basquete para a escola sabendo que existem movimentos fundamentais, mas seu principal objetivo é acertar a cesta e marcar pontos.
4- Os fundamentos do basquetebol podem ser desenvolvidos através do:
Posicionamento: posições dos jogadores, sua localização na quadra, suas formas de deslocamento e suas funções armador, laterais ou alas, pivôs.
Deslocamento: frontal, de costas, lateral, com bola.
Manejo e controle do corpo: posição de guarda, parada rápida, paradas bruscas, corridas curtas, saltos, cortadas, fintas; giros, mudança de passos.
Controle ou manipulação da bola: o modo de segurar a bola e receber a bola.
Passe e recepção: com as duas