Trabalho
A situação do nosso planeta está se agravando cada vez mais, por que todos os anos, queimadas, poluição por causa do lixo, gases lançados na atmosfera por indústrias, e outros fatores de poluição vem poluindo não só o meio ambiente mais também o ambiente urbano. Mesmo assim muitas empresas, indústrias e etc, não estão preocupadas com a situação atual e futura. Agora com o sistema de gestão ambiental que pode ser aplicado dentro das empresas, indústrias, escolas, e em muitos outros setores, não para impedir o seu trabalho mais sim orientar para que sistemas de produção e de utilização dos recursos comuns, como sistemas de tratamento de resíduos e sobras seja um benefício ambiental e econômico para a própria empresa. A educação ambiental integra uma verdadeira educação econômica: não se trata de “gestão do meio ambiente”, antes, porém, da “gestão” de nossas próprias condutas individuais e coletivas com respeito aos recursos vitais extraídos deste meio. Mais a educação ambiental é certamente de difícil realização, pois ela requer o envolvimento de toda a sociedade educativa: escolas, museus, parques, municipalidades, órgãos comunitários, empresas etc.
Então a educação ambiental e necessária para modificar um quadro de crescente degradação socioambiental, mais ela ainda não é suficiente no dizer de Tamaio(2000), se converte em “mais uma ferramenta de mediação necessária entre culturas, comportamentos diferenciados e interesses de grupos sociais para a construção das transformações desejadas”. O educador tem a função de mediador na construção de referenciais ambientais e deve saber usá-los como instrumentos para o desenvolvimento de uma prática social centrada no conceito da natureza.
A educação ambiental é um meio que pode criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação entre saciedade e natureza. Assim Andrade, Soares e Pinto (1995), acreditam que: [...] a educação ambiental se pontifica pela educação integral do homem, visando a formação