TRAbalho
Um decodificador é um dispositivo que faz o inverso do codificador, desfazendo a codificação, assim a informação original, que foi codificada, pode ser recuperada. O mesmo método utilizado para codificar é geralmente apenas revertido para fazer a decodificação.
Em eletrônica digital, um decodificador pode ter a forma de um circuito lógico de múltiplas entradas e múltiplas saídas, que converte as entradas codificadas em saídas codificadas, onde os códigos de entrada e saída são diferentes. Por exemplo, em decodificadores BCDn para 2n. As entradas devem estar habilitadas para o funcionamento do decodificador, caso contrário, suas saídas assumem um único código de saída "desabilitado". A decodificação é necessária em aplicações como multiplexação de dados, display de 7 segmentos e decodificação de endereços de memória.
O circuito decodificador do exemplo seria uma porta AND pois a saída de uma porta AND é "alta" (1) apenas quando todas as entradas são "altas". Tal saída é denominada como "saída ativa em alto". Se em vez de uma porta AND, uma porta NAND fosse conectada, a saída seria "baixa" (0) apenas quando todas as entradas fossem "altas". Tal saída é denominada "saída ativa em baixo"..
Um decodificador um pouco mais complexo seria o decodificador binário do tipo n para 2n.
Codificador
Por outro OSU para este termo, ver Encoder (disambiguation).
Um codificador é um circuito combinacional com 2 entradas e saídas N N, cuja missão é apresentar o código binário de saída correspondente à entrada selecionada.
Existenciais dois tipos fundamentais de encoders: prioridade pecado codificadores e codificadores de prioridade. Para encoders prioritárias pecado pode ser as saídas de casos NAO cuja entrada pode ser conhecido: por exemplo, a saída de 0 indica que nenhuma entrada é ativada ou tem ativado número de entrada 0. Além disso, algumas entradas podem ser feitas na saída que representam a soma lógica destas entradas, causando