Trabalho
1) Conceitue resumidamente o modelo de negócio que a GOL utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.
O modelo utilizado foi baseado no ”low cost, low fare” termos estrangeiros que significam: Baixo custo, tarifa baixa. Essa prática defendia que para aumentar os lucros, as companhias aéreas deveriam reduzir ao máximo seus custos operacionais de forma a maximizar seus ganhos, oferecer menores tarifas e conquistar mercado.
2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL?Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?
Tomando como base o texto fornecido para estudo, a missão da Gol era prestar um serviço com as tarifas mais baixas para atender à demanda das classes mais baixas e sua visão (que se aproximas mais com o que a empresa prega) é, continuar inovando, buscando novas tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave.
Observando o mercado de aviação, como a GOL atua no mesmo e pelas informações disponibilizadas pela mesma é possível afirmar que a empresa mantém as mesmas missão e visão.
3) Elenque os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, para o inicio das operações da GOL.
Fracos: A aposta da empresa se baseava em um mercado ainda não explorado pela as outras companhias a classe C. Por mais inovador foi uma aposta arriscada, pois, não se tinha noção de como essa fatia do mercado iria reagir.
Fortes: Metodologia de trabalho. Minimização de custos desde as acomodações na cabine – a Gol não tem a opção de serviço de 1º classe – à emissão dos bilhetes. O que possibilitou a redução da tarifa de suas passagens aéreas.
Ameaças: Reação do mercado, as outras companhias - observando a abertura para um novo consumidor - adotar a mesma política de gestão que a Gol utilizou.
Oportunidade: Como o setor de aviação no Brasil passava por um momento de crise tornou-se mais “fácil” para que outras empresas entrassem no mesmo, levando em consideração que, em