Redes industriais
Redes Industriais – FIELDBUS
Professor Jacir Luiz Bordim
Jones Yudi Mori Alves da Silva – 01/78209 Marcelo Messias F. Cruz – 02/ Rodrigo de Menezes Rosado – 01/93500
Brasília, 01 de Março de 2006.
1
RESUMO:
Os Sistemas de Integração da Manufatura, já são uma realidade nas indústrias modernas. A interligação de forma rápida, confiável e robusta é imprescindível para muitos processos de altos níveis de criticidade. O padrão Fieldbus foi criado com o intuito de definir especificações e nomas diversas de forma a unificar os diversos padrões proprietários, facilitando, dessa maneira, a busca das melhores soluções de conexões de chão-de-fábrica.
A monografia a seguir tem por finalidade fornecer informações básicas sobre a tecnologia de redes FIELDBUS, bem como uma abordagem introdutória às Redes Industriais. Por ser um assunto novo e vasto não se pretende esgotar o tema, mas dar uma ampla visão sobre este assunto e a importância de sua utilização nas indústrias modernas.
2
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO AS REDES INDUSTRIAIS 2. HISTÓRICO DO FIELDBUS 3. FIELDBUS 4. CONCLUSÃO 5. REFERÊNCIAS
3
1 - INTRODUÇÃO ÀS REDES INDUSTRIAIS Informação atualmente é a palavra-chave em muitas empresas mundo afora. Não só as que trabalham diretamente com Informática, mas também as do ramo industrial estão sendo afetadas pelos avanços nas tecnologias de transmissão de dados. A integração entre os diversos níveis de equipamentos e sistemas de controle tem se tornado essencial para alcançar-se o aumento de eficiência, flexibilidade e confiabilidade dos sistemas produtivos. Tal como nos outros mercados de comunicação de dados (Telefonia, Rádios, Emissoras de Televisão, Internet, etc), os sistemas de transmissão de dados nas indústrias começaram de forma bastante simples, utilizando conexões do tipo serial RS-232 e RS-485. Porém, com o