Trabalho
A média móvel adaptiva (AMA) é um tipo de média móvel exponencial que utiliza um indicador de eficiência para modificar a constante K = {2 ÷ (N+1)} e foi introduzida por Perry Kaufman em seu livro Smarter Trading.
A média móvel adaptiva utiliza um indicador que compara o preço com o nível de volatilidade. Ela foi projetada para solucionar o problema da escolha entre uma média móvel rápida ou lenta. Isso porque a velocidade da média móvel adaptativa é adaptada automaticamente ao nível de volatilidade do mercado. Assim, essa média móvel se moverá mais lentamente em um mercado lateral (onde os preços se movem horizontalmente) e mais rapidamente em um mercado de tendências. A regra básica é comprar quando a AMA subir e vender quando a mesma descer.
A média móvel adaptiva de Kaufman possui tecnicamente uma infinita extensão. Este indicador, inteligentemente, pesa a quantidade de sinais para cada nova barra baseando-se na tendência histórica. Dessa forma, se os dados passados forem muito irregulares, então cada nova barra será pesada abaixo da média; entretanto, se os dados passados oferecerem uma direção bem definida, independente do seu tamanho, então a média pesará novos sinais.
Média móvel exponencial
A média móvel exponencial é uma extensão da média móvel simples, utilizando a suavização da mesma para reduzir a quantidade de sinais de compra ou venda. A média móvel exponencial (MME) é uma média ponderada de observações passadas e pode ser calculada através da seguinte fórmula:
MMEx = ME(x-1) + K x {Fech(x) – ME(x-1)} * MMEx representa a média móvel exponencial no dia x * ME(x-1) representa a média móvel exponencial no dia x-1 * N é o número de dias para os quais se quer o cálculo * Constante K = {2 ÷ (N+1)}
A média móvel exponencial dá um maior peso aos últimos valores no cálculo da média. Dessa forma, este indicador será mais sensível aos valores mais recentes. Assim, ao contrário do que ocorre com a média móvel