Trabalho
I - RECRUTAMENTO DE RH:
É o processo sistêmico de RH que objetiva atrair o maior número possível de candidatos ao preenchimento de determinados cargos oferecidos pela empresa.
Recrutar bem só é possível se a empresa dispuser de uma estrutura de cargos e salários atualizada, enxuta e dinâmica; portanto, a gestão de cargos e salários da organização constitui-se numa atividade que precede ao recrutamento e que lhe dá conteúdo e sustentação.
A característica dominante das atividades que antecedem o recrutamento é a sua impessoalidade (análise, avaliação e classificação de cargos e salários), pois têm como objetivo central mostrar a estrutura salarial e ocupacional da empresa.
No entanto, a partir do recrutamento, o sistema de RH passa a centralizar suas ações e programas no ocupante do cargo (candidato), que concorre ao exercício das funções que compõem o cargo. E, é nesse contexto de identificação do ocupante do cargo que a empresa recorre ao mercado de trabalho (local, regional, nacional ou internacional). Ou seja, o processo que objetiva pesquisar, dentro e fora da empresa candidatos, potencialmente capacitados para preencher os cargos disponíveis numa determinada empresa.
Uma força de trabalho bem recrutada contribui de maneira decisiva para que a empresa produza bens e serviços com produtividade mais elevada.
Assim, o recrutamento constitui-se no elo entre a organização e o mercado de trabalho, sendo o ponto de referência inicial entre o candidato a um determinado cargo e a empresa.
Recrutamento
O processo de recrutamento pode ser assim representado: Perfil de RH da empresa
Levantamento de necessidades de RH
Triagem inicial de candidatos
Fig: Fluxo do processo de recrutamento I.1 - Perfil de RH da empresa: A finalidade central