Trabalho
*Controle da placa bacteriana:
O modo mais seguro de controle de placa é realizado pela limpeza mecânica com uma escova de dente.
Os inibidores químicos de placa e cálculo incorporados em colutórios e dentifrícios têm lugar como agentes auxiliares das técnicas mecânicas e devem ser prescritos de acordo com a necessidade individual do paciente.
*Objetivos da escovação:
• Remoção da placa bacteriana e prevenção do seu acúmulo sobre os dentes e a superfície gengival adjacente;
• Prevenir a formação do cálculo dentário (tártaro);
• Prevenir inflamação gengival e outros tipos de doenças periodontais;
• Estimular a irrigação sanguínea;
*Escolha das escovas de dentes:
As escovas necessitam ser bem diferenciadas individualmente, e os tipos deveriam ser recomendado após se considerar fatores como morfologia da dentição, saúde periodontal e destreza manual. Devido à grande aceitação dos princípios de higiene bucal mostrados primeiramente por Bass, uma escova de recomendação comum pelos dentistas é a manual, de náilon, macia, de quatro fileiras e multitufos.
*Tempo de duração de uma escova de dente: A escova deve ser trocada logo que suas cerdas começam a esfiapar-se. O uso padrão difere de indivíduo para indivíduo, mas no uso regular, com consciência, a escova se gasta e deve ser trocada em 3 meses.
*Uso de fio dental:
Para alcançar um excelente controle da placa, a escovação deve ser suplementada com um método de limpeza interdentária mais efetivo. Entre numerosos auxiliares disponíveis o mais recomendado frequentemente é o fio dental.
*Técnica de Bass:
Indicação: Pacientes sem recessão gengival.
Característica Principal: Remoção da placa principalmente a nível gengival.
Como Executar: Posicione a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, pressione suavemente e realize movimentos vibratórios curtos sobre os dentes, nas faces voltadas para a bochecha, nas faces internas, e nas faces de mastigação de cada dente.
*Escovação da