trabalho
Desde a história, podemos ver que a criança tomou seu espaço no meio social, pois antes era tratada como adulto em miniatura e aprendia valores morais e culturais de qualquer maneira, e os adultos usavam quaisquer palavras sem importar com sua inocência. Este espaço foi sendo conquistado a partir dos grupos escolares, em que assim, havia um lugar reservado, para que esta aprendizagem aconteça efetivamente.
Os problemas de aprendizagem da criança pode-se atribuir também ao meio em que ela vive, no seu contexto familiar. Assim buscamos entender como a família pode influenciar a aprendizagem do aluno tanto positivo quanto negativamente.
O artigo relata da importância de uma relação saudável entre os familiares, para que assim, a criança consiga se desenvolver sem traumas que possam atrapalhar seu relacionamento e aprendizagem escolar e venham a aflorar também em sua vida adulta.
Uma boa estrutura familiar trás para a criança uma segurança interna, cabendo assim, que esta resolva seus problemas sem afetar seu emocional e psicológico. Cabe lembrar que esta estrutura familiar não quer dizer os componentes da família (pai, mãe e filhos), mas estamos dirigindo-nos ao tratamento de uns com os outros, a relação familiar.
Uma boa relação familiar influencia no comportamento infantil, tornando a criança mais compreensiva, calma e com maior facilidade na aprendizagem, quando o ambiente em que a mesma vive, é tumultuando por gritos, palavras que ofendem e indiferença com a criança causa um comportamento que refletirá de uma forma negativa na aprendizagem escolar, tornando-a mais agitada, com choros sem motivos ou mais quieta, sem conseguir se expressar, dificultando relacionamento entre professor e aluno, e por conseqüência a aprendizagem.
1 – Tema:
As atitudes familiares e sua influência no comportamento infantil na escola.
2 – Delimitação do tema:
Observar as atitudes das crianças no Colégio São Geraldo do Jardim I, II e 1º ano, nas faixas etárias de 2 a