trabalho teste
“FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO”
Definindo e classificando grupos:
Um grupo nada mais é do que dois ou mais indivíduos que se reúnem para obter um objetivo específico, podendo estes grupos serem formais ou informais.
GRUPOS FORMAIS: São definidos pela estrutura da organização com atribuições de trabalho que são estabelecidas tarefas. Neles o comportamento dos membros é estipulado para que o objetivo da empresa seja atingido.
GRUPOS INFORMAIS: Grupos em que sua estrutura não é formal e nem determinada pela organização. Estes são formados naturalmente dentro do ambiente de trabalho e surgem em resposta à necessidade de contato social.
Desses grupos podemos fazer uma subclassificação:
-Grupos de comando -Grupos de tarefa
-Grupos de interesse
-Grupo de amizade
DEFINIÇÃO DE CADA UM DELES:
Grupos de comando: Determinado pelo organograma de uma organização. Os membros se reportam diretamente a um executivo.
Grupos de tarefa: Também são determinados pela organização. Formados por pessoas que se reúnem para executar uma tarefa específica. Porém, as fronteiras desse grupo não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Ou seja, elas ultrapassam as relações de comando.
Logo, podemos concluir que os grupos de comando são também grupo de tarefas, com a diferença de que o grupo de tarefa rompe as fronteiras hierárquicas dentro de uma empresa.
Grupos de interesse: Determinado quando as pessoas se juntam para atingir um objetivo comum. Podemos citar exemplos como: pessoas que juntam para mudar seu esquema de férias ou para reivindicar melhorias, mostra que há interesse comum. Logo, são grupos de interesse.
Grupos de amizade: Alianças que se formam frequentemente porque seus membros possuem algumas características em comum, podendo estas ser: uma mesma faixa etária, torcida pelo mesmo time de futebol ou opções políticas semelhantes.
O MODELO DE CINCO ESTÁGIOS
O modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo