Trabalho
Introdução
O sistema muscular
Tipos de músculos
O trabalho muscular
A fadiga muscular
Músculos e fibras
Conclusão
Introdução
Nesta pesquisa, teremos a oportunidade de aprender um pouco sobre a musculatura do ser humano e conhecer o sistema muscular, os tipos de músculo, o trabalho muscular e o nome de cada músculo do ser humano.
O sistema muscular Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do nervoso com os ossos. O corpo do ser humano apresenta 600 músculos, juntos representam 40% a 50% do peso total de uma pessoa, que são responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, o indivíduo depende do funcionamento muscular. A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
Tipos de músculos
No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço).
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
Músculo não estriado (músculo liso);
Músculo estriado esquelético;
Músculo estriado cardíaco.
Os músculos não estriados têm contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.
Esses músculos são responsáveis, por exemplo, pela ereção dos pelos na pele (“arrepio”) e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e