Definição Planejamento Estratégico
“Na busca da satisfação de necessidades recíprocas organizacionais e de consumidores e clientes, uma instituição precisa planejar o seu futuro.” (COBRA, 1992, p. 51).
Quando falamos em planejamento estratégico, logo pensamos em algo de inteligência, e é aí que devemos ordenar nossos pensamentos para assim coletar as informações mais importantes do alvo em questão, estabelecer uma estratégia, como por exemplo, como a empresa quer estar daqui 1 ano? A chamada “visão empresarial”, e assim tenha um objetivo (alvo), um plano e uma ação inteligente. Segundo Cobra (1992, p. 51)
Na verdade, as definições e as teorias que envolvem o planejamento estratégico nos últimos anos não foram poucas, praticamente cada autor desenvolveu sua metodologia e suas conceituações adicionais, mas sempre com vistas em um mesmo objetivo; buscar a perpetuação da organização.
Quando estamos bem informados tomamos as decisões certas. Nossas metas devem ser criadas sempre dentro de um cenário positivo, podemos chamá-lo de “plano A”, mas sempre estejamos sempre preparados para algumas eventualidades pois nem sempre as coisas saem como planejadas. Ferrell et al., (2000, p.19)
O processo de planejamento de mercado inclui a identificação ou o estabelecimento da missão e das metas organizacionais, a estratégia corporativa, as metas e os objetivos de marketing, a estratégia de marketing, e finalmente, um plano de marketing.
É normal isso acontecer porque estamos no mercado, e as coisas estão em movimento, mas ainda nossa referência continua sendo nosso alvo a ser atingido, para isso devemos identificar o problema, analisar as causas e colocar as soluções em pratica, caso ocorra alguma dificuldade ou algo inesperado. E é aí que precisa ocorrer mudanças, o tão conhecido “plano B”.
Portanto devemos analisar as situações internas e externas, estabelecer nossas metas, criar alternativas (plano B), implementar nossos planos (plano A), identificar os problemas e